Quando usar “Ao encontro” e “De encontro”

//Quando usar “Ao encontro” e “De encontro”

Quando usar “Ao encontro” e “De encontro”

Olá você que acessa o nosso site, este é o primeiro artigo deste ano de 2019. Em nosso encontro aqui hoje falaremos sobre: o uso das expressões “de encontro” e “ao encontro”. Você sabe quando usá-las?

Pois bem, vamos a uma breve aplicação:

O presidente da empresa foi de encontro às decisões da nova diretoria. Muito bem, a frase quer informar que o presidente foi favorável a essas decisões?

Se você afirmou que sim, lamento informar, mas está errado. Na verdade, o que se pretende informar é a posição contrária do presidente em relação às decisões tomadas pela nova diretoria.

O uso da expressão “de encontro” denota uma afirmação contrária, “de encontro a” significa, segundo o Dicionário Houaiss “no sentido oposto a, prestes a chocar-se com”, e “ir ou vir de encontro a” significa “estar em trajetória de colisão com; estar em desacordo com; opor-se a; discordar de”.

Em oposição a “de encontro a”, temos “ao encontro de”, ao encontro de”, cujo significado é “dar solução ou satisfazer a; atender”; “ao encontro de”, portanto, essas expressões estão muito bem relacionadas com os verbos ir e vir.

Observe:

  1. O presidente da empresa foi de encontro às decisões da nova diretoria. (O presidente é contra essas decisões, ele discorda das decisões tomadas pela nova diretoria.)

Então, quando usar ao encontro? Observe:

  1. As decisões da nova diretoria vieram ao encontro do que esperava o presidente da empresa. (O presidente é favorável às decisões tomadas pela nova diretoria. As decisões da nova diretoria satisfizeram o presidente.)

 

Bem, por hoje é só. Se Deus permitir, logo, logo, postaremos outro artigo.

 

Acesse o nosso canal no Youtube:

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri.

By | 2019-03-20T15:51:12+00:00 março 20th, 2019|Dicas de português|Comentários desativados em Quando usar “Ao encontro” e “De encontro”